Qual a diferença entre o arroz branco, integral e o parboilizado

Qual a diferença entre o arroz branco, integral e o parboilizado?

O arroz é um dos pratos mais comuns e ainda assim um dos mais deliciosos, nunca falta na mesa do brasileiro, e há uma razão para isso, o arroz é um dos acompanhamentos mais versáteis e deliciosos.

Mas você sabia que existem outros tipos de arroz? Pois é, existem muitos, e hoje iremos falar do arroz branco, do integral e do parboilizado.

A distribuidora de alimentostem todos eles, e você pode procurar por eles, com a certeza de obter produtos de qualidade e que serão fabricados com todo carinho e dedicação.

Arroz branco

O arroz vitaminado branco é o tipo mais comum nas mesas, e não é à toa, ele é mais fácil e rápido de cozinhar, seu preparo é mais simples e ainda é extremamente saboroso.

O tipo é mais polido e tem suas camadas mais externas removidas, por isso carrega todas as características que já destacamos. O polimento tem como objetivo melhorar o sabor e textura, o que deixa muito mais agradável para o consumo.

O polimento do grão é justamente o que faz muitos brasileiros optarem por esse tipo de arroz. Tão requisitado que é normal comprar arroz no atacado.

O único defeito é que esse tipo de arroz é muito rico em carboidratos, porém pobre em vitaminas, minerais e outros nutrientes. O que deixa ele cheio de calorias, porém com poucas propriedades nutritivas.

Arroz integral

Diferente do arroz branco, o arroz integral é riquíssimo em nutrientes, cerca de 5 vezes mais. O que gera uma diferença grande entre os tipos, porém, como já falamos, o arroz branco é um pouco mais agradável ao paladar.

Mas não são só os nutrientes que fazem deles diferentes, o arroz integral é um pouco mais duro, ou seja, leva um tempo extra de cozimento, e ainda assim fica um pouco mais duro que o arroz branco.

O arroz integral consiste no grão em sua forma pura, passando apenas pela etapa de descascamento, assim o arroz ainda está ao natural, tendo seus nutrientes muito mais conservados.

Ele também é ótimo para regular os intestinos, já que possui uma quantidade enorme de fibras, além de controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue. Ele é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, proteínas e minerais, como fósforo, ferro e potássio.

Assim, essa é uma opção muito mais saudável que o arroz branco, oferecendo muito mais nutrientes para você, e ainda te deixa saciado mais fácil, além de não produzir picos de glicose no sangue.

Preparar esse tipo de arroz pode ser um pouco diferente, basta adicionar mais água que o normal para o arroz branco, cerca de duas xícaras e meia de água para cada xícara de arroz. O tempo de cozimento também é maior, levando de 30 a 40 minutos.

Se você não estiver acostumado com a textura desse tipo de arroz, você pode optar por trocar primeiro para o parboilizado, e então passar para o integral.

Arroz parboilizado

Esse tipo é um intermediário entre os dois tipos anteriores, ele tem um sabor e textura mais próximo do arroz branco, mas carrega um valor nutricional igual ao do integral.

O arroz parboilizado leva esse nome pois foi fervido antes de passar pelo processo de polimento, a fervura garante que os nutrientes não sejam perdidos, como acontece no arroz branco.

A parboilização faz com que os nutrientes entre na parte interna do grão, assim eles ficam protegidos para o processo de polimento. Ao passar por esse tipo de processo o arroz adquire uma coloração mais amarelada.

É uma opção mais saudável que o arroz branco, e ótima para aqueles que não se acostumam ao integral de jeito nenhum.

Ele é bem fácil de ser achado nas prateleiras dos mercados, mas se quer um produto garantido procure pelo fornecedor de arroz Sanosul.

Como você viu, não existem diferenças alarmantes entre esses tipos de arroz, variando mais sua textura e seu valor nutricional, ainda assim o sabor entre eles é bem similar e acompanham muito bem todos os tipos de prato principal.

Todos são bem versáteis e fáceis de preparar, vai bem com tudo, o que é importante na culinária brasileira, pois em qualquer refeição é obrigatório ter um arroz para acompanhar.

Você pode escolher um deles e preparar para sua família, eles podem ser feitos de muitas maneiras e existem receitas deliciosas. Veja qual característica das que falamos é a mais importante para você e passe a comprar esse tipo de arroz.

A Sanosul é uma distribuidora de arroz que se compromete com a qualidade e o preparo correto do grão para que seja um produto de primeira.

Seja pelo valor nutricional, ou optar pelo queridinho dos brasileiros por conta da sua textura e sabor, o arroz vai bem em qualquer hora e de qualquer jeito.

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.