Cuidados com cães e gatos no inverno: veja como proteger o seu animal de estimação

As estações mais frias podem ser ruins para os animais de estimação. Mesmo que eles possam se sentir melhor no frio, ainda é importante tomar conta deles.

Isto porque o vento frio e a baixa temperatura aumentam a chance de contrair doenças. Isto acontece talvez por causa do estresse, que pode diminuir a sua imunidade e deixá-lo doente. 

Animais idosos e filhotes são mais propensos a ficarem doentes.

Afinal de contas, quais os cuidados devo ter? O que você precisa fazer pelos cães e gatos para que eles fiquem mais protegidos e confortáveis durante o inverno?

Confira as dicas logo abaixo.

1.Der menos banho

Os banhos não devem ser muito frequentes.

É importante manter a proteção natural do seu animal de estimação. Isto significa que ele não esfriará facilmente e não ficará doente por causa de outras coisas. 

Se você tiver que dar banho ao seu animal de estimação, certifique-se de que a água esteja morna e você os enxugue bem para que eles não apanhem doenças como: fungo.

Após o banho, só deixe seu gato ou cachorro ir para fora depois de pelo menos 30 minutos. Nos dias mais frios, tente não molhar o seu animal. Existem produtos nas lojas de animais que você pode usar para que você possa dar banho no seu animal sem que ele se molhe.

Os famosos banho a seco.

Outra coisa é a escovação.

A escovação é uma ótima maneira de limpar o seu animal de estimação. 

Ela tira a sujeira e o pêlo morto que se prendeu ao pêlo. A escovação também ajuda a manter o pêlo do seu animal de estimação brilhante e macio, e faz com que ele se sinta bem!

2. A tosa é feita com muito cuidado

Os cães têm proteção natural no pêlo que os protege no inverno. 

Diferentes raças de cães mudam um pouco o pêlo, mas todos eles têm pêlos próximos à pele que os ajudam a protegê-los. Seja seu cão de pêlo curto ou pêlo longo, você deve apenas aparar as pontas do pêlo deles (não rapá-lo).

3. O local que eles dormem devem ter atenção também

Você pode não saber, mas muitos cães estão confortáveis ao ar livre. Estes incluem o Border Collie, o Pastor Gaúcho e outras raças adaptadas ao inverno. 

Mesmo assim, se você tem um animal de estimação que está nas ruas ou que não tem essa vantagem, sempre forneça a eles um abrigo seco e quente.

As casas devem estar do outro lado das correntes de vento. Você também pode tornar seu animal mais confortável com lençóis, cobertores e colchões ou travesseiros. 

Você pode comprá-los em uma loja de animais ou mesmo em uma loja normal. Esta dica também se aplica àqueles que dormem dentro de casa.

Resumindo

Os cachorros e gatos precisam de cuidados no inverno.

Siga essas 3 dicas e seu pet de estimação estará muito bem protegido e com a saúde lá em cima!

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.